Você está gastando com o que realmente é importante?

financas-fevereiro-2019

Pense bem, você já tomou um susto com o valor da sua fatura do cartão de crédito? E com o dinheiro gasto com aplicativos de transporte ou em restaurantes? Seja sincero/a: era essa a quantia que você achava justo gastar com determinados bens ou serviços?
Pois é, se você se assustou com o tamanho da conta, há grandes chances de não estar gastando seu dinheiro nas coisas certas para você! Ou seja, naquilo que realmente importa ao fim e ao cabo! Cabe uma reflexão aqui, não acha?
Sempre converso com meus clientes explicando que eles devem anotar suas receitas e despesas e separá-las entre desperdícios, supérfluos e gastos essenciais. Depois, devem fazer um exercício de quanto pretendem gastar em cada uma dessas categorias (claro que não devem pretender gastar nada em desperdícios, que devem ser cortados de suas vidas!).
Na sequência, devem analisar se o realizado está de acordo com o pretendido! Caso não esteja, temos um bom sinal de que estão gastando mal o dinheiro deles, pois o estão fazendo em coisas que definitivamente não são importantes para eles!
O mesmo vale para você: gaste seu dinheiro naquilo que te importa e não se esqueça de investir num montante também para o seu “eu futuro”, ou seja, para sua aposentadoria. Por mais que às vezes você se esqueça disso, este “eu futuro” deve ter bastante valor para você!
Faça esse exercício e depois me conte o que aconteceu! Tenho certeza que você passará a gastar melhor o seu dinheiro! Garanto que vale a pena encarar o desafio!

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.