Turismo – Delmiro Gouveia: o paraíso do Nordeste

turismo-novembro-2018

O trajeto do Rio São Francisco esconde a bela cidade dos cânions

Delmiro Gouveia é uma pequena cidade localizada no estado de Alagoas, com cerca de 50 mil habitantes que parece mais um refúgio de belezas naturais brasileiras. No emblemático estado do Nordeste, conhecido pela secura e pobreza, vive, na verdade, uma comunidade de artesãos, em perfeita harmonia com a natureza e com a sua história, a qual coincide com a do cangaceiro Lampião. Andar por Delmiro é caminhar sobre a história do Brasil, passando por suas construções barrocas – da época da colonização portuguesa -, conhecer as formações geológicas da região, e se encantar com a abundância de água do Velho Chico – como os locais chamam o Rio São Francisco, que percorre grande parte do estado.

Conhecer o Velho Chico de perto é uma das principais atrações ecológicas da região, que oferece passeios de catamarã pelo caminho do rio, que é um dos maiores do País, rodeado pelos paredões do Cânion, conhecido como Xingó. Durante o trajeto, guias turísticos destacam as formações geológicas extraordinárias, formadas ao longo do tempo. Para quem prefere uma visão mais ampla das belezas naturais, o voo panorâmico de helicóptero revela o caminho do rio, a cidade vizinha de Piranhas e a estrutura da Usina Hidrelétrica de Xingó.

Quem quiser algo mais tranquilo, diversas trilhas margeiam o rio e possuem distâncias variáveis, dependendo da preparação física do turista.

Clima

Apesar de estar no meio do Nordeste brasileiro, a cidade não possui um clima anual muito quente. A temperatura fica em torno de 23ºC, sendo outubro o mês mais seco, e maio o mais chuvoso, com pancadas rápidas durante o dia. O verão tem início em novembro e acaba em abril. Em qualquer época do ano, o céu limpo releva diferentes cores durante o pôr do sol de tirar o fôlego, em meio ao cânion do Rio São Francisco.

Hospedagem

Em meio às pousadas locais, a cidade de Delmiro Gouveia conta com a grande infraestrutura da rede Bristol Hotéis & Resorts. O Bristol Aline é uma construção recente, com acomodações confortáveis, serviço de quarto, wi-fi, restaurante, piscina, estacionamento, sala de eventos, salão de jogos, academia e sauna. De lá, é possível sair para fazer vários passeios naturais da região, inclusive navegar com o catamarã, ou sobrevoar a região de helicóptero.

Serviço: Hotel Bristol Aline. Água Branca – AL, 57490-000 – www.bristolhoteis.com.br
Informações de Dayane Saleh – agenciabgcom.com.br