“Socorro, meu combustível acabou!”

psicologia-junho-19

Esgotamento total, cansaço exagerado, desmotivação extrema para o trabalho? Atenção: Você pode estar próximo ao que chamamos de Síndrome de Burnout! O nome assusta, mas significa exatamente que o seu organismo, de um modo geral, esta reclamando e começa a apontar alguns sintomas que indicam que você precisa de cuidados.
Atualmente a sociedade está sendo bombardeada por situações antigênicas (de ansiedade) tanto nas ruas, no trabalho e também diretamente em suas mãos, através dos celulares, adentrando o lugar mais sagrado, que é nosso lar, nossa família, onde deveria ser o nosso aconchego. Essas situações entram em nossa casa, através de noticiários e, às vezes, da nossa própria falta de controle de não nos policiarmos, permitindo essa nociva invasão. Devemos ficar atentos para os seguintes sintomas: dores de cabeça constantes, tonturas, alterações do sono, problemas digestivos, falta de ar, excesso de cansaço, ansiedade, falta de concentração nas tarefas laborais, alterações de humor e desejo de isolamento, principalmente dos colegas de trabalho, atrasos e/ou faltas repetidas, postergação nas atividades profissionais e perda de motivação. Diante desses sintomas, o esgotamento físico e emocional estão ligados diretamente a exaustão profissional.
Bournout: por que esse nome?
BURN significa queima, exaustão. OUT significa fora, exterior. Ou seja, algo está em exaustão de dentro para fora, diria “a ponto de explodir”. Esta síndrome é uma consequência do ritmo acelerado que vivemos e que gera, consequentemente, grande tensão emocional e um stress crônico.
O diagnóstico de profissionais da área da saúde, dentre eles psicólogos, psiquiatras, é extremamente necessário, tanto para que, em caso de configuração da síndrome, seja tratada de forma precoce, como também para possibilidade de não caracterização da síndrome.
O tratamento exigirá mudanças de atitudes e comportamentos para que você consiga atingir uma melhora na qualidade de vida, aliviando as tensões apresentadas possibilitando que você continue ou retorne as suas funções laborais.

Rosangela Sampaio – Psicóloga e Coach – CRP 06/130574
e-mail: rosangelasampaio57@hotmail.com