Poupe e invista

financas-abril-19

Pois é, não basta estar em equilíbrio financeiro, ou seja, com as contas em dia, mas no zero a zero, gastando tudo que ganha. É importante poupar e investir!
Sendo assim, primeiro você deve fazer um esforço para guardar um montante para a reserva de emergências: de 3 a 12 vezes seus gastos mensais. Para definir o tamanho dessa reserva, considere esses 3 pontos:
a) a regularidade da sua receita;
b) os seus passivos e
c) a sua empregabilidade.
Só depois de constituir esse colchão para imprevistos é que você deverá pensar em guardar para os sonhos e aposentadoria e diversificar seus investimentos.
Aliás, falando em aposentadoria, muito tem se falado sobre o aumento da expectativa de vida e também sobre a reforma de previdência. Portanto, se vivermos mais e recebermos valores menores de aposentadoria por parte do Governo, precisaremos cada vez mais de uma reserva para a aposentadoria.
Então, aproveite que estamos na época da entrega de Declaração de IR e analise quanto foram as suas receitas e se você teve aumento de patrimônio de 2017 para 2018. Caso positivo, isso já é um bom indício de que você tem conseguido poupar. Mas, se o seu patrimônio não aumentou ou até se diminuiu, aproveite para se planejar e fazer melhor nesse ano de 2019!
Você só terá resultados diferentes se agir de forma diferente. Vale a reflexão!

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.