Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Ordem e rotina

Minha avó Luiza, em sua sabedoria para os onze netos, que muitas vezes se juntavam em sua casa, nos finais de semana, já dizia “rotina dá segurança. A rotina é a base da ordem e do progresso” palavras que estão –  em nossa bandeira.
Para crianças a organização e a repetição de fatos e rituais diários são úteis e necessários à educação.

Inserir seu filho, convidando-o para participar de pequenas organizações do dia, faz com que se sinta responsável e integrado à família e a escola.
Tarefas domésticas como: colocar uma mesa, guardar trabalho em uma pasta, arrumar a própria cama, retirar os pratos das refeições, ou ainda, para os menores organizar os momentos de higiene, separando e dobrando roupas são atividades prazerosas que ajudam a ordenar e educar, auxiliando a criança a sentir-se segura.
Nas escolas montessorianas as salas são preparadas para que a ordem aconteça e a criança seja inserida nela: os professores preparam o ambiente, apresentam os materiais e convidam a criança a entrar nesta prática.
As estantes e móveis são dimensionados, levando em conta o tamanho dos alunos, tudo facilita a organização.  Os alunos são estimulados a fazer as coisas, sozinhos.  Construir a independência é um dos fundamentos desta metodologia. Isso prepara para que haja um padrão que será a base do desenvolvimento futuro da criança.
Em sua casa selecione sobre as ações que vai adotar com seus filhos.  Lembre-se de que as pessoas estão em primeiro lugar. A opinião de sua criança é importante ser respeitada. Observe no que seu filho está disposto a contribuir. Esta dinâmica exige da parte dos pais, flexibilidade e bom senso, para que haja cooperação e distribuição adequada e agradável das tarefas.
“Ao ensinar a criança a se organizar desde pequena, o adulto também orienta sobre aquilo que é esperado dela e como ela pode se responsabilizar pelas coisas. Isso é uma questão de desenvolvimento da autonomia”, explica a coordenadora do Colégio Sion, de Curitiba/PR, Maria Cristina Montingelli, que também é montessoriano.

Maria  Angelina  Franceschini Brandão – Prima Escola Montessori de São Paulo