Já chegamos na metade do ano

financas-junho-19

Nossa, incrível como já chegamos na metade de 2019! O ano está voando e, quando percebemos, já estamos em junho.
Eu tenho uma teoria para isso: a cada ano, esse período de 365 dias representa menos percentualmente em nossas vidas. Portanto, temos a percepção de que ele passa mais rápido… Veja só: quando éramos bebês e completamos nosso primeiro ano, 365 dias eram toda a nossa vida, mas agora que estamos adultos, esse tempo é apenas uma fração dela. Entende?
Minha outra teoria é que nossas mentes só registram as novas informações e tudo aquilo que já é rotina vai acabar passando batido. Percebe que quando passamos uma semana trabalhando, em nossas rotinas diárias, mal nos lembramos do que aconteceu naquele período e quando vemos já chegou o final de semana. Mas, quando estamos viajando, o dia rende e conseguimos fazer mil coisas!
Falo isso porque observo muitas pessoas aproximando-se da aposentadoria sem nenhum planejamento, principalmente o financeiro. E mais tarde, não vai adiantar chorar o leite derramado, será necessário arcar com as consequências justamente dessa falta de planejamento!
Pois é, devemos nos preparar para a terceira idade, aproveitando enquanto pudermos para construir nossas reservas de aposentadoria! E se não nos organizarmos, logo, logo a longevidade chegará e vai nos dar uma rasteira se não estivermos preparados.

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.