Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Férias do meio de ano sem dívidas

Estamos chegando ao período de férias de meio de ano, principalmente nas escolas, por isso, é hora de buscar alternativas para curtir e aproveitar com as crianças. Todavia, a falta de planejamento para o período, pode fazer com que as famílias ‘acendam o sinal de alerta’ e percebem que não poderão aproveitar, adequadamente, esse período.

Assim, é fundamental falar sobre como fazer com que as férias caibam em seu orçamento. O ideal é planejar a agenda do período, com antecedência, detalhando os possíveis gastos e poupando para isso, mas, sei que, dificilmente, isso ocorre Assim, se esse for o seu caso, é hora de fazer um plano de emergência, percebendo seus limites de gastos para o período, garantindo que não irá estourar o orçamento, ou se frustrar durante as férias.
Se não definiu para onde vai, recomendo cuidado, busque locais e programas compatíveis com o dinheiro que tem em caixa, e, que não fará falta para compromissos futuros. Lembrando que, se deixou para última hora, possivelmente, terá que pagar mais.
Recomendo, por esse motivo, passeios e viagens mais curtos e próximos. Se houver crianças, explique o motivo das escolhas feitas e as limitações que possuem, mas não deixe que isso diminua o ânimo. Nesse ponto é fundamental que depois que optou pelo local tenha controle sobre o dinheiro, mas não fique em função disso, brinque e interaja o máximo possível com os familiares, pois, é isso que ocasionará boas lembranças.
Um alerta que faço é evitar a empolgação que faz com que se gaste demais, e fique muito atenta ao limite do cheque especial, ou do cartão de crédito. Essas ferramentas podem ser úteis na hora, mas, depois, vem a cobrança e com altos juros. Será que vale a pena satisfazer uma vontade, agora, e correr o risco de se endividar mais tarde?
Enfim, estamos em um período de diversão, contudo, devemos ter cuidados e saber que muitas vezes abdicar de desejos imediatos poderão proporcionar grandes benefícios no futuro.

Reinaldo Domingos, educador financeiro, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin) e autor de diversas obras sobre o tema dentre as quais o best-seller Terapia Financeira.