Este ano eu vou aprender inglês!

ingles-janeiro-2019

É muito comum fazermos lista de resoluções de Ano Novo. Colocamos nossos desejos e planos ali, e quem sabe, vamos cumpri-los. Geralmente, vemos tópicos como “emagrecer” “economizar” e também “aprender inglês”. Pensamos “deste ano não passa!” Então, vamos “stick to our plans” (ater-se aos nossos planos). Num cenário que apenas 5% da população brasileira se comunica na língua inglesa, precisamos nos esforçar para mudar essa estatística.
De acordo com a British Council, o Brasil ocupa a 41º posição num ranking de 70 países, em relação à comunicação no idioma. Essa falta de habilidades linguísticas pode ter várias razões, as quais passaríamos horas discutindo. Além disso, observamos que o brasileiro quer falar como um americano nativo e saber tudo da noite para o dia. Por ora, primeiro temos que entender que comunicação é uma coisa e sotaque (ou a perda dele) é outra. Fazer-se entender é prioridade, e muitos alunos se frustram por não pronunciarem como nativos, quando na verdade, não precisariam. E o fator Ansiedade também faz com que muitos estudantes desistam no meio do caminho.
Entretanto, a boa notícia é que sim, você consegue! E a primeira lição é: estude a si mesmo! Pense na sua disponibilidade, nos seus recursos e como você gostaria de aprender. Às vezes, um professor particular poderá atender com flexibilidade as suas necessidades. Às vezes, um programa de intercâmbio poderá lhe trazer o idioma e uma experiência de trabalho. Não há uma fórmula mágica para o aprendizado de cada aluno. Mas, é preciso não desistir e não adiar mais. Feche a gaveta de desculpas e abra as portas para novas oportunidades. Dê o primeiro passo. Começou 2019. Let´s learn?

Gabriela Santos – professora de inglês
gabipsteacher@gmail.com