Endividado ou inadimplente?

educacao-financeira-dezembro-2018

Estar endividado significa, em outras palavras, que você comprou algo, sem ter todo o dinheiro para pagamento à vista. Se você pegou dinheiro emprestado, quer dizer que se endividou, e os motivos para isso são muitos. Pode ter sido o financiamento do carro, do apartamento, ou do sapato em 10 vezes, sem juros no cartão.
Por outro lado, inadimplente é aquele que não conseguiu pagar as parcelas do empréstimo, ou das suas contas periódicas, como a luz e o celular, por exemplo.
É interessante que muita gente que pegou dinheiro emprestado não entende que está endividado. Na verdade, essa pessoa só se acha endividada quando está com as contas em atraso, mas aí na verdade ela está inadimplente. O que é bem mais complicado!
Essa acaba sendo uma confusão comum, pois muitos acreditam que as palavras são sinônimas, quando na verdade não o são. O endividado tem um empréstimo, ou financiamento e o inadimplente está em atraso com seus compromissos.
Então, no final das contas, todas as pessoas que têm parcelas, no cartão de crédito, já são endividadas, mesmo que tenham investimentos no banco, mas prefiram pagar parcelado pois têm uma vantagem financeira pelo fato do financiamento ter sido sem juros.
Eu mesma, como sou bem organizada financeiramente, se puder pagar a farmácia em três vezes sem juros, nem penso duas vezes e encaro o endividamento, já que não tenho desconto no pagamento à vista. Assim, recebo mais juros nos meus investimentos, enquanto espero para pagar a próxima parcela e ainda ganho milhas no cartão. Mas, só sugiro isso para quem é planejado e sabe se organizar e ainda garante que não cairá em tentação com mais dinheiro na conta até o pagamento do cartão.

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.