Economize no dia a dia para gastar no que mais importa

financas-agosto-19

Quando falamos em economizar, a primeira coisa que nos vem à cabeça é que teremos que restringir o nosso consumo… Abrir mão de comprar o que temos vontade.
Mas, será que estes gastos corriqueiros iriam nos proporcionar um prazer permanente, ou pelo menos de longo prazo? Será que seriam realmente importantes em nossas vidas? Será que nos dariam muito prazer?
Caso negativo, o melhor seria pensar duas vezes antes de efetuar essas compras e poupar para coisas que realmente são importantes para nós, como uma viagem ou a casa própria, por exemplo.
Percebo que muita gente acaba gastando em coisas supérfluas, sem muito pesquisar ou planejar, e depois acaba não conseguindo realizar os seus maiores sonhos. E quando essas pessoas passam a anotar os seus gastos e a analisar para onde está indo o dinheiro, tomam um susto com o quanto gastam em itens com pouca importância para suas vidas.
Pare e pense: quantas vezes você sacou um dinheiro no caixa eletrônico no final de semana e nem conseguiu se lembrar onde gastou aquela grana? Por certo que foi em coisas pouco relevantes… Do contrário, você certamente se lembraria!
Devemos evitar os desperdícios hoje para desfrutar da conquista de objetivos maiores no futuro e realizar os sonhos que realmente fazem sentido para nós.

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.