Cuidar das finanças não é fácil, mas vale a pena…

financas-setembro-19

Pelo menos no início, sei que não é muito fácil cuidar das finanças… Ainda mais para aqueles que não são muito afeitos aos números. Preencher planilhas, aplicativos, analisar despesas, fazer estimativas de gastos… Tudo isso não é muito agradável para alguns (mas existe até gente que gosta, como eu….rsrsss).
No começo, pode parecer impossível dar conta de tantos extratos e comprovantes, mas aos poucos você vai se acostumando e entra na rotina! O grande negócio é não desistir logo no primeiro mês… Ficar ali firme e forte e aguentar essa dificuldade inicial.
Com o tempo, você passa a tomar as rédeas de suas finanças e não vai mais querer voltar atrás! Pode acreditar! Não conheço ninguém que tenha se arrependido de controlar o seu dinheiro. Ninguém nunca reclamou comigo depois que conseguiu se planejar e atingir seus objetivos!
É isso mesmo, depois desse primeiro impacto negativo, em que as coisas são difíceis de encarar (falo tanto dos controles em planilhas, quanto do controle dos impulsos consumistas), você logo percebe que pode fazer muito mais com seu dinheiro. Passa a entender que vinha gastando demais naquilo que não era importante para sua vida e vai passar até a dormir melhor, sabendo que agora é você quem controla a situação.
Vai por mim… Comece a cuidar das suas finanças hoje! Tenho certeza de que não se arrependerá!

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.