Corrida ajuda aumentar a quantidade de neurônios no cérebro

mexa-se-abril-19

Já sabemos que a atividade física faz bem para o nosso corpo, cientistas finlandeses descobriram que a corrida faz bem para o cérebro, que aumenta a produção de neurônios, algo que não acontece com a prática da musculação.
Os cientistas dividiram os ratos em 3 grupos, um que corriam, outro que executavam levantamento de peso e o último que faziam um treino de alta intensidade. Os exercícios foram adaptados aos roedores. O primeiro grupo, os ratos corriam na esteira. No caso de levantamento de peso, foram amarrados pequenos objetos no rabo e subiam escadas também. Para a alta intensidade faziam os ratos correram no seu limite e depois diminuíam a velocidade, os ratos eram estimulados com choque para correrem sempre no limite.
A pesquisa concluiu que o estresse pode ter contribuído para a não produção de novos neurônios no cérebro, pois o levantamento de peso e o treino de alta intensidade deixaram os roedores mais estressados. O estresse inibe a neurogênese (produção de neurônios). Agora os ratos que resolveram correr por livre e espontânea vontade, tiveram um aumento do número de neurônios.
Segundo a autora da pesquisa Mirian Nokia, pode ter havido algum benefício na prática do levantamento de peso, mas que não foi notado nas pesquisas e requer novos estudos. Então vamos correr e aumentar nossos neurônios.

Fernando Moura – Pós Graduado em Fisiologia do Exercício e Prescrição de Treino. Treinador e Diretor Técnico da De Bem Com A Vida Assessoria Esportiva. Corredor de Rua e Personal Trainer