Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Confira dicas do médico ginecologista

A manutenção da boa saúde exige uma série de cuidados e atitudes preventivas. Cada mulher tem uma história e uma bagagem hereditária que devem ser analisadas, cuidadosamente, com a supervisão de um médico, para garantir uma vida saudável e sem surpresas. O estresse do dia-a-dia, a alimentação desequilibrada e o sedentarismo pode desencadear uma série de situações indesejáveis na vida de uma mulher. Entre elas, controle da pré-menstrual (TPM), menopausa e reposição hormonal e exames de rotina.

Tensão Pré-Menstrual (TPM) – Estudos mostram que 90% das mulheres sofrem com os sintomas físicos e emocionais que ocorrem nos dias que antecedem a menstruação. Dentre os principais sintomas destacam-se: dores nas mamas; dores de cabeça; retenção de líquidos; aumento do apetite; ansiedade; irritabilidade; e depressão. A TPM tem tratamento e é fundamental que a mulher faça o acompanhamento ginecológico para controlar os sintomas da tensão.
Menopausa – A menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação, por um período de 12 meses consecutivos. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, e as consequências em longo prazo, da deficiência do hormônio estrogênio propiciam sintomas desagradáveis e algumas doenças. No tratamento da menopausa é fundamental que a mulher faça o acompanhamento ginecológico para os casos de reposição hormonal.
Autoexame das mamas – Leva apenas alguns minutos e é necessário fazer uma vez por mês. Esse exame não substitua o exame clínico de mama, que deve ser feito, anualmente, por um médico.
Exame ginecológico – É um dos mais importantes exames para a saúde da mulher. Além de simples, tem reduzido as mortes por câncer de colo de útero em 70%. O sucesso do teste é porque ele pode detectar o vírus HPV e outras doenças que ocorrem no colo do útero, antes do desenvolvimento do câncer.
Com informações de Alberto Jorge de Sousa Guimarães, médico, ginecologista e obstetra pela Faculdade de Medicina em Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.

Mais Informações pelo pribeiron@hotmail.com