Como você vem cuidando de suas finanças?

financas-outubro-2018

O ano ainda não acabou… Estamos em outubro e acredito que muita gente nem começou a cumprir as suas resoluções de ano novo, principalmente no que tange às questões financeiras. É verdade ou não é? Esse é o seu caso?
O problema é que nem sempre é fácil encarar o extrato, a fatura do cartão e a pilha de boletos para pagar. Isso se parece muito com aquele velho ditado que diz “o que os olhos não veem o coração não sente”. Mas o bolso sente, não adianta tapar o sol com a peneira.
Enquanto você não assumir as rédeas de suas finanças, isso vai ficando cada vez mais difícil. As contas se acumulando, os juros comendo o seu patrimônio e a procrastinação tomando conta de tudo, a ponto de a pessoa ficar totalmente inerte.
Não deixe para o ano que vem, inicie logo, comece hoje mesmo a cuidar do seu dinheiro, das suas contas. Faça uma planilha para entender quanto ganha e quanto gasta. Analise onde pode cortar e como pode fazer para gastar menos do que ganha. Comece a pagar suas dívidas com este montante. Renegocie com juros mais baixos e prazos maiores. Faça a sua vida caber de novo dentro do seu orçamento. Não protele mais! Comece já!
Eu sei que no começo vai parecer muito complicado, até impossível, mas aos poucos você vai tomando pé da situação e percebe que com esforço e disciplina tudo é possível. Acredite em mim: o resultado compensa, e muito!
Não desista! Siga em frente! Tome conta das suas contas antes que elas tomem conta de você!

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.