Como sair de um relacionamento tóxico

comportamento-maio-19

Para sairmos de um relacionamento tóxico primeiro precisamos primeiro saber como realmente ele é.
Um relacionamento tóxico é aquele que desde o começo tem características negativas, mas como temos a tendência de aguentar ou tentar consertar o que não está bom por medo de ficarmos sozinhos novamente e também por achar que a culpa é nossa, acabamos continuando nele.
Um relacionamento tóxico drena a sua energia. Você se sente exausto. Não tem vontade nem de acordar. Você está vivo, mas não se sente vivo. Não sabe mais quem é e se sente perdido. Fica confuso, pois existem momentos bons que geralmente estão ligados ao sexo.
Mas, para que você consiga sair dessa dinâmica e romper esse tipo de relação, é importante dar esses três passos:

1 – Em primeiro lugar responsabilize-se pela sua felicidade, pois a única pessoa no mundo que pode lhe salvar é você.

2 – Cuide de você. Procure ajuda de um coach ou psicólogo. Medite. Fale com seus amigos porque você já vai ter percebido que não sabe mais o que é certo ou errado, quais são seus valores, o que é importante para você e o que realmente é um relacionamento saudável.

3 – Tome decisões claras. Estipule uma data para se fortalecer e terminar com seu sofrimento. Eu costumo dizer que quando a pessoa permanece muito tempo em um relacionamento tóxico é porque o outro não a machucou o suficiente. Tudo tem um momento certo para acontecer, então faça o seu momento!
Quando se sentir forte e perceber a realidade que estava vivendo, vire as costas e não olhe mais para trás. Saia com a sensação prazerosa de ter feito a coisa certa.
Faça sua própria história com final feliz! Afinal, onde está escrito que é porque terminou um relacionamento que a pessoa não é feliz?
Um relacionamento tóxico só vai ser feliz quando ele acabar.
Faça então como a frase: “Saiu daquela história e não levou muita coisa… só seu amor próprio”…
E você precisa mais do que isso.

MARGARETH SIGNORELLI – Com formações internacionais em Coach de Relacionamento e especialista em Sexualidade pela FMUSP e em EFT –
ASSESSORAS DE IMPRENSA: Letícia Lemos – leticia@materiaprimma.com
Diretora: Renata Rebesco – renata@materiaprimma.com