Benefícios da Ginástica Laboral para empresas e colaboradores

fisioterapia-junho-19

Com o avanço tecnológico, o estilo de vida da população vem se modificando nas últimas décadas, gerando aumento de doenças crônicas e das originadas pelo homem, como estress, depressão e esforços físicos.
Ginástica Laboral é o termo utilizado para exercícios realizados no local de trabalho, com o intuito de preparar o corpo e a mente para a jornada do dia, prevenindo as famosas Lesões por Esforços Repetitivos e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (LER e DORT), que podem ocorrer pela má postura e permanência da mesma por longos períodos.
A GL é composta por exercícios elaborados para as atividades que o trabalhador exerce e duram cerca de 10 à 15 minutos de acordo com a necessidade. Podem ocorrer antes(Preparatória), durante (Compensatória) ou após (Relaxamento) o trabalho. Além de benefícios para minimizar os distúrbios, estudos comprovam a eficácia da GL na redução de estresse, sedentarismo e dor, melhora da integração entre colaboradores, alongamento, coordenação motora, disposição, etc..
Sabendo que o avanço tecnológico e as longas jornadas de trabalho foram os precursores para o aparecimento de doenças ocupacionais, seja sentado ou em pé por longo período, ambos são desgastantes e desencadeiam desconforto corporal, pois os trabalhadores passam a acumular tensões e patologias, por isso, investir num programa de GL é estar preocupado com a equipe e com seu desempenho, garantindo melhores condições de trabalho e promovendo saúde.
Há várias empresas que realizam esse trabalho com qualidade e eficiência.

Ana Monnerat Crefito 3 – 11.3130-F almonnerat@gmail.com