Ano novo, vida nova

financas-janeiro-2019

Ano novo começando e temos todos aqueles desejos para o próximo período que se inicia. As expectativas são grandes e a lista de resoluções idem. Mas,… Que tal incluir as resoluções financeiras também? O que acha de começar o ano com as contas em dia?

Proponho aqui um exercício em 4 passos para que você comece a organizar suas finanças para o ano que está para se iniciar:

1) Anote em uma planilha todas as suas receitas e despesas, sem esquecer daqueles pequenos gastos. Anote tudo. Não deixe nada passar batido.

2) Analise se está ganhando mais do que gasta e se consegue poupar um bom montante por mês. Se possível, faça um esforço extra para maximizar a quantia a ser poupada.

3) Com esse valor poupado, passe a investir, mensalmente, e comece a formar a sua reserva de emergências. Ela será um importante ativo para lidar com imprevistos.

4) Depois que tiver guardado, entre 6 a 12 vezes seus gastos mensais, comece a diversificar sua carteira de investimentos.

Pronto! Agora, você já tem uma reserva de emergências para o curto prazo e já está começando a fazer o seu pé de meia para a aposentadoria.
Parabéns! Continue assim e tenha uma vida financeira tranquila no presente e uma longevidade sem preocupações no futuro!

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.