Alimentação Infantil Saudável

crianca-outubro-2018

O sonho de 10 em cada 10 mães é que seus filhos comam frutas, legumes e verduras! Mas, com a rotina e os afazeres, sabe-se que na prática não é tão simples educar um filho para que ele se alimente corretamente. Toda preparação demanda um grande tempo, que muitas vezes não se tem. Apesar disso, é fato que seja indispensável um esforço a mais, se quiser seu filho saudável no futuro.
O primeiro passo para ajudar na educação do pequeno, é que você seja o exemplo. Se você quer que seu filho tome suco, você não deve beber refrigerante, se quer ver o prato dele mais verde, o seu também precisa ter essa cor. Outra dica é não tirar conclusões precoces, ou desistir de tentar. Se você insistir, certamente vai descobrir algumas frutas e vegetais que agradem o paladar do seu filho.
Fuja do pensamento de que “criança precisa comer, não importa o que”. Há pais que oferecem alternativas, geralmente industrializadas, e aquela ideia de que “é melhor que meu filho coma um biscoito, do que não coma nada” desencadeia maus hábitos alimentares.
Muitas vezes, os pais ficam com receio de que o filho não esteja comendo tanto quanto deveria, porém, é preciso lembrar que nem sempre a quantidade esperada pelo adulto é a quantidade necessária para a criança. Uma refeição pequena, mas rica em nutrientes pode ser o suficiente para satisfazer as necessidades e o apetite do pequeno. O mais importante é que a criança coma com qualidade, mesmo que pareça pouco.

Camila Resende Venancio – CRN3 52948
nutricionista@paparica.com.br