A importância do fisioterapeuta do trabalho, suas atribuições dentro das empresas

fisioterapia-abril-19

Para manter a qualidade do trabalho, é preciso que o trabalhador esteja com a saúde em dia, tanto a parte física como a emocional. É essa a função da fisioterapia do trabalho: prevenir, resgatar e manter a saúde do trabalhador.
As empresas que possuem um profissional específico em funcionalidade humana conjuntamente com outros profissionais da saúde obtêm significativas vantagens por cumprirem a legislação vigente. “O que ajuda inimaginavelmente uma empresa por ter uma equipe qualificada para cuidar da saúde total de seus colaboradores, evitando assim processos trabalhistas de saúde”.
Aspectos como biomecânica, ergonomia, atividade física laboral, tratamento fisioterapêutico para recuperação de queixas ou desconforto físicos e emocionais estão entre os elementos trabalhados pela fisioterapia do trabalho. O especialista tem critérios para identificar incapacidades funcionais de um trabalhador.
Hoje, o fisioterapeuta do trabalho também é responsável por desenvolver programas que previnem acidentes, além de prestar consultoria e realizar a readaptação do funcionário afastado que retorna ao trabalho. Durante a prevenção, é função dos fisioterapeutas incentivar os empregados a adquirir novos hábitos de vida e adquirir uma consciência corporal, gerando um bem estar físico e emocional no ambiente de trabalho. Durante a fisioterapia preventiva também é possível reduzir as chances do aparecimento da LER/DORT.

Drª Ana Monnerat
Crefito: 3/11.3130F – ana@anafisio.com