Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Separação

seus-direitos-maio-2018

Divorciar-se não é fácil, principalmente, por conta dos desconfortos gerados pela separação, das burocracias a serem enfrentadas e em alguns casos, os filhos dificultam a decisão. Pensando nisso, o advogado Marcelo Rodante, especialista em direito de família, no escritório Machado Rodante Advocacia, listou abaixo cinco dicas para garantir um divórcio pacífico e fazer com que esse processo seja mais leve. Vejam:
1. Um divórcio pacífico requer respeito mútuo – Independente de como o relacionamento tenha terminado e dos sentimentos que você tenha pelo (a) ex – o respeito sempre deve prevalecer para ambas as partes.
2. Assuma seus erros e não procure um culpado – Você pode culpar seu cônjuge pelas coisas que ele, ou você fez de errado, mas lembre-se de considerar que todo relacionamento tem duas pessoas. Portanto, ao invés de culpar apenas o parceiro, procure refletir sobre coisas e atitudes suas que contribuíram para o fim do casamento e assume seus erros, por mais difícil que isso possa parecer.
3. Pare de buscar compreensão do (a) ex – Aceite que seu ex pode não compreender sua atitude, ou ponto de vista, e pare de insistir para que isso aconteça. O divórcio é um momento difícil e é normal que ambas as partes fiquem fragilizadas. Compreensão, perdão e convivência pacífica acontecem com o tempo.
4. Não busque defeitos no parceiro – Evite criar intrigas. Terminar um relacionamento não é fácil, mas fica pior ainda, se buscarmos defeitos que, até então, o parceiro não tinha. Cada pessoa tem um jeito de agir e lidar com situações negativas, mas transformar as mágoas em defeitos e apontá-los ao outro, chega a ser injusto com ambas as partes. É necessário e mais saudável pensar que o relacionamento deu certo, durante um período e dali em diante, o melhor a fazer foi optar pela separação.
5. Busque apoio e orientações de um advogado – Procure um advogado, especialista em direito de família. Cabe a ele orientar cada uma das partes, conduzir o processo e evitar situações embaraçosas, ou desconfortáveis entre o casal, além de facilitar acordos.

Marcello Rodante é Sócio-Fundador da Machado Rodante Advocacia, especialista em Conflitos Societários e Familiares, Pós-Graduado em Direito Processual Civil e em Estudos de Paz e Transformação de Conflitos pela UNIBR em parceria com a Cátedra de Paz da UNESCO – Áustria