Quanta água você já tomou hoje?

alimentacao-setembro-2018

Estamos em uma época de poucas chuvas, com isso o tempo fica muito seco, afetando nossa saúde de várias maneiras! Você deve ter sentido os efeitos.
Por isso temos que adquirir o hábito de beber água. Mas um erro que muitos de nós cometemos é: esperar ter sede para tomar algo. Sentir sede é sinal de que seu corpo já está com o nível de hidratação abaixo do desejável, é apenas um sinal do seu corpo pedindo urgente por água. É bastante comum ouvirmos que o correto é beber de 2 a 3 litros de água diariamente, de certa forma não está errado. Mas existe uma quantidade certa para cada tipo de corpo.
Médicos e nutricionistas indicam fazer uma conta simples para verificar quanto você deve consumir de água diariamente, a conta funciona assim: seu peso X 30mL de água = quantidade ideal para você. Essa vai ser a quantidade ideal para seu corpo.
Para dias aqueles dias que você fizer exercícios ou quando estiver calor, essa quantidade deve aumentar, pois tem maior perda de água (o que é bom, pois as toxinas vão embora também) a conta fica assim: seu peso X 35mL de água = quantidade ideal para você.
Outro indicador de quanto você está precisando tomar água é a cor da sua urina, a primeira do dia é sempre mais escura, pois o corpo está eliminando toxinas acumulados durante a noite, porém, ao longo do dia sempre dá uma olhadinha se a urina está clara. Quanto mais clara, próxima a “cor da água” estiver melhor, pois indica que a hidratação está adequada.

Ana Paula Miranda
comunicacao@academialeven.com.br