Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Qual é a relação do estresse com a saúde bucal?

odontologia-julho-2018

O estilo de vida cotidiano como, por exemplo, trabalho excessivo, má alimentação, estudos, pressão no trabalho, pressão familiar, relações abusivas desencadeiam problemas preocupantes na saúde bucal. A pessoa não se alimenta corretamente e quando se alimenta, esquece de escovar os dentes, dar atenção a higiene bucal. Principalmente de passar fio dental. O físico abalado amplia ainda mais este problema. Aumentando a probabilidade das doenças bucais, de nível dental e gengival.
Em quadros de stress, o paciente fumante começa a fumar mais o diabético a se cuidar menos, por exemplo, sabendo que o fumo e a diabete já necessitam de uma atenção especial à saúde bucal. Junto com o stress, vem o nervosismo e transtornos de ansiedade, desencadeando problemas posturais e articulares. Por exemplo, problemas na ATM (articulação têmporo mandibular) desencadeiam DTM (disfunção têmporo mandibular), bruxismo (ranger dos dentes), briquismo (apertamento dos dentes) ocasionando hiperatividade muscular facial, podendo causar danos maiores se o paciente tiver problemas oclusas (encaixe dos dentes) como falta de dentes, interferências interoclusais e contatos pré maturos oclusais.
O stress têm alto impacto na saúde bucal. O stress biológico, crônico, aumenta os níveis do hormônio cortisol, podendo aumentar os níveis inflamatórios em todo o organismo. O bruxismo causa sérios danos aos dentes, como desgastes dentários , sensibilidade dos dentes, suscetibilidade à cárie, diminuição da dimensão vertical de oclusão, acarretando diminuição ou deslocamento do disco articular e possíveis dores de cabeça.
Ao se estressar, a pessoa esquece de escovar os dentes, deixando de remover a placa bacteriana, causando problemas periodontais (gengivas) e doenças cariosas. Além das aftas que podem prejudicar ainda mais na escovação pela presença de dor. Aftas e herpes são recorrentes em pessoas estressadas pela baixa da imunidade.
Outro fator associado ao stress é a xerostomia, diminuição do fluxo salivar, boca seca. A saliva é um elemento importante na função da limpeza dentária. A xerostomia pode aumentar a prevalência de problemas periodontais (gengiva) e doenças cariosas.
Vale a pena se estressar? Vale a pena perder a saúde por stress? Por estes motivos as pessoas estão pensando melhor no estilo de vida delas e praticando meditações, esvaziando a mente, relaxando, além de reorganizar a postura através da boca.

Dr. Fernando Reis, dentista especialista em Implantodontia e Estética.