Troca de Banners Responsivo - Aleatório

O que é risco para você?

Você sabia que risco é a possibilidade de as coisas não saírem conforme o esperado? Assim sendo, quanto maior o potencial de ganho ou de perda (ou seja, a incerteza da rentabilidade) de um investimento, maior também será o seu risco?
Portanto, da mesma forma que investimentos mais arriscados podem proporcionar um alto retorno, também poderão acarretar em uma grande perda.

É por isso que é importante avaliar o seu perfil de investidor e o seu horizonte de investimento, de modo a verificar se um determinado investimento é adequado para você e se está alinhado aos seus objetivos.
É importante que você procure diversificar os seus investimentos para minimizar os seus riscos. É como diz o velho ditado: nunca coloque todos os ovos numa cesta só. Pois, com uma carteira diversificada, caso a rentabilidade de um investimento esteja negativa, a de outro poderá estar positiva e irá compensar a perda do primeiro.
Além disso, de tempos em tempos é importante reavaliar os percentuais de cada classe de ativos da sua carteira, efetuando um rebalanceamento das mesmas. Este ajuste deve ser efetuado, já que por conta das alterações do ambiente econômico e político ou simplesmente pelo fato de os ativos terem rentabilidades diferentes entre si, sua carteira pode estar desbalanceada.
Esta realocação tem o objetivo de manter a exposição desejada, pois caso não haja nenhum ajuste ao longo do tempo, a tendência é de que os ativos de maior risco aumentem sua participação na carteira em termos percentuais, o que fará com que você fique mais exposto aos riscos do que deveria.
O risco é inerente a todo e qualquer investimento, mas varia entre cada um deles. Então, escolha o mais adequado aos seus objetivos e tenha em mente as dicas que citei. Bons investimentos!
Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br