Por mais que a tecnologia avança a favor da comodidade e do conforto dos tratamentos odontológicos, ainda temos algumas sessões de consulta imprescindíveis de planejamento, para o sucesso estético e funcional de uma reabilitação. Hoje, as clínicas de radiologia conseguem entregar os resultados de exames radiográficos e tomográficos, em cerca de três, ou quatro dias. Os resultados já ficam disponíveis para o dentista em um biblioteca virtual, onde só o dentista que requereu os exames tem o acesso. Estas imagens podem ser visualizadas, na tela do computador e ampliadas em até quatro vezes, com muita nitidez e sem a necessidade de olhar o papel radiográfico.
As moldagens diagnósticas podem ser feitas, digitalmente, com um escâner de boca, gerando um arquivo 3D, substituindo o modelo de gesso, usado por décadas. Este arquivo que pode ser transformado em um modelo físico de resina ou epóxi, através de impressoras 3D, mas já sem a necessidade de moldagem convencional. Ainda não abolimos, totalmente, as moldagens de trabalho, mas a cada dia está cada vez mais preciso o uso de escâneres intra orais.
As restaurações indiretas (feitas em laboratório de prótese) que antes demoravam 3 a 4 sessões de consulta, já podem ser feitas, no mesmo dia, através do sistema CAD/CAM odontológico. Neste sistema não temos a necessidade de terceirizar as confecções cerâmicas para o laboratório de prótese e o próprio dentista pode fazer, na hora, no consultório. Este tipo de tratamento é chamado de “Chairside” pelos especialistas.
Nos tratamentos estéticos, usamos toda tecnologia disponível, no planejamento de cada caso, usando fotografia digital, radiografias digitais, desenhos virtuais de sorriso e simulação em resina, ainda antes de começarmos a mexer nos dentes. Para esta simulação o paciente vem ao consultório só para provar e aprovar o planejamento feito digitalmente. Depois de aprovado o dentista, se optar pelo tratamento chairside pode finalizar a boca toda em até uma única sessão.
A grande vantagem de tudo isso é que agora as empresas de tecnologia estão criando uma certa comunicação em tudo isso, onde podemos associar os exames radiografias com os modelos virtuais e o planejamento estético nos dando muito mais precisão e ganhando um bom tempo. Com isso, podemos ter arquivos digitais onde o paciente pode acessar em uma situação de urgência, de qualquer lugar do mundo a qualquer hora, as radiografias, planejamento e até mesmo a ficha virtual do paciente.
Dr. Demetrio Taketa
Especialista em Implantodontia - Mestrando em Prótese Dentaria
demtat.com.br