Infertilidade – Mitos e Verdades

mitos-e-verdades-outubro-2018

Muitas mulheres e muitos casais sonham com o dia em que terão filhos. Esse anseio, porém, pode ser afetado por problemas inesperados de infertilidade, além de uma gravidez tardia e outros fatores que diminuem as possibilidades de uma gestação natural.

1 – Mulheres que usam continuamente pílulas anticoncepcionais para evitar a menstruação podem ter problemas futuros para engravidar?
Não. Contraceptivos hormonais não diminuem a fertilidade. O uso da pílula, entretanto, seja continuamente, ou com intervalos, pode mascarar problemas no ciclo menstrual. Segundo Cláudia Navarro, a contracepção hormonal pode ser uma ótima alternativa, mas deve sempre ser individualizada e prescrita por um médico, após avaliação clínica criteriosa.
2 – Homens que usam roupas íntimas muito apertadas podem ter problemas de infertilidade?
Sim! Embora os casos sejam raros, o aumento na temperatura provocada pelo uso de roupas apertadas, assim como o contato direto com altas temperaturas, pode afetar a qualidade da produção dos espermatozoides.
3 – O café pode aumentar a produção de espermatozoides?
Mito! Embora alguns estudos digam que, em doses baixas, ou moderadas, o café provoca um estimulo nas células lactato, um elemento essencial para a espermatogênese acontecer, não há nenhuma evidência científica que comprove isso. Pelo contrário, as evidencias mostram um resultado negativo do excesso da cafeína, principalmente, na fertilidade feminina.
4 – O uso do DIU pode gerar algum problema relacionado à fertilidade?
Sim! A inserção do Dispositivo Intra Uterino – DIU quando não realizada de maneira correta e pelo profissional habilitado, pode facilitar a entrada de bactérias no trato reprodutivo superior promovendo infecção nas trompas. A sequela destas infecções pode resultar em obstrução tubária, com consequente infertilidade.

Sobre Cláudia Navarro – ginecologista, especialista em reprodução assistida, diretora clínica da Life Search. Graduada em medicina pela UFMG em 1988.
Informações para a imprensa: – Hipertexto Comunicação Empresarial – junior@hipertextoweb.com.br