Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Deixo o meu dinheiro do dia a dia parado na conta ou aplico?

Volta e meia quando converso com meus clientes sobre o dinheiro do dia a dia, percebo que muitos têm dúvidas quanto a deixar parado na conta, ou aplicar esse montante. Porém, o que vejo é que, independente de ser da pessoa física, ou da empresa, a grande maioria acaba deixando uma bolada parada na conta, pois teme precisar desta grana a qualquer momento.
Em geral, os investimentos com liquidez diária podem ser resgatados pelo Internet Banking e entram na conta corrente imediatamente.

Então, o melhor seria deixar a maior parte desse dinheiro aplicado, e quando precisasse, entraria na internet e resgataria o valor desejado.
Por outro lado, sei que muita gente não tem o costume de verificar o extrato diariamente e acabaria ficando no vermelho. Mas, eventuais problemas poderiam ser prevenidos se elas anotassem em suas agendas os dias em que têm contas no débito automático e neste dia, entrariam na conta pela internet e fariam o resgate do valor a pagar. Para os boletos, bastaria que ao cadastrar o código de barras para o pagamento via internet, também agendassem um resgate de mesmo valor. Ainda poderiam deixar uma pequena quantia na conta para gastos no débito automático e, desta forma, tudo estaria resolvido.
“Ah, mas isso dá muito trabalho, e no final não vai me dar quase nada de juros mesmo”, alguns me respondem…. Mas, lembre-se que uma pessoa que esquece R$ 10.000,00 na conta por um ano deixa de ganhar cerca de R$ 1.400,00 de juros, considerando a rentabilidade do CDI dos últimos 12 meses, aproximadamente. É verdade que ainda precisa descontar os impostos e tal, mas será que esta grana não faz diferença no bolso delas? E, se pensarmos nos juros de 5 ou 10 anos, ou no montante de uma vida inteira? Isso agora faz sentido pra você?

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.