Troca de Banners Responsivo - Aleatório

De devedor a poupador

As pessoas sempre procuram viver com saúde, paz e felicidade. Mas… quem pode ter paz quando está devendo? Saúde, quando não é capaz de pagar as contas do dia a dia? Felicidade, quando o salário não dura nem até o final do mês?
A resposta para todas estas questões está na saúde financeira.
Para conquistar o equilíbrio em suas finanças, é preciso aprender a enquadrar os seus gastos na sua renda.

E, para isso, é necessário manter as contas em dia, consumir de forma mais consciente e manter um orçamento familiar atualizado.
Porém, assim como manter a saúde em dia não é fácil, o mesmo ocorre com a saúde financeira, são necessários alguns sacrifícios e bastante disciplina.
Você já parou para pensar que ficar no vermelho muitas vezes pode acabar sendo uma escolha pessoal? Pois é, na maioria das vezes, é possível adiar por um tempo o sonho de consumo e se programar para o momento em que possua reservas financeiras suficientes. Assim, evitamos as tão indesejadas dívidas que roubam o sono e a tranquilidade de tanta gente.
Quem quer ser um poupador em vez de devedor, deveria pensar duas vezes, antes de fazer compras por impulso. O ideal é conseguir esperar até o dia seguinte e ver se, realmente, precisa mesmo daquele novo item. Deveria fazer a si mesmo as seguintes perguntas, antes de efetuar uma nova compra: Eu preciso? Eu posso? Eu consigo esperar um pouco?
Inicie já um esforço para gastar menos do que ganha. O ano que vem já está quase aí…. Este é o momento de adquirir novos hábitos de consumo e começar a se planejar para o futuro. Bastam pequenas atitudes para melhorar a sua qualidade de vida. Para passar a ser um poupador e deixar de ser um devedor, planeje melhor as suas finanças e comece logo o seu pé de meia!
Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.