Troca de Banners Responsivo - Aleatório

Como se planejar financeiramente para a Copa do Mundo

educacao-financeira-junho-2018

Por mais que as lembranças da última Copa do Mundo não sejam nada agradáveis, os ânimos voltaram a esquentar e as pessoas já estão focada no evento que nesse ano será na Rússia. Quando mais se aproxima o evento, a tendência é que as pessoas passem a comprar produtos relacionados, que vão desde figurinhas até televisões.
Mas, falando, especificamente, das finanças, dentro dos lares, como lidar com essa situação, se a maior parte da população não é educada financeiramente? Futebol, historicamente, é um esporte que reúne as pessoas, ainda mais quando se trata de Copa. No entanto, nessas épocas, as pessoas ficam tomadas pela euforia e acabam tendo atitudes impulsivas, sem pensar nas consequências que elas trarão, principalmente, no aspecto financeiro.
Por exemplo, na vontade de assistir aos jogos e juntar os amigos e família, umas das principais aquisições é a televisão. O pessoal que prefere se juntar no bar/restaurante para acompanhar os jogos, também gasta mais com alimentação. É preciso muita cautela para que esse um mês de Copa não prejudique todo um orçamento financeiro. O evento é um momento para comemoração e não um sinônimo de endividamento – e até inadimplência.
Antes de sair por aí gastando, é imprescindível que se tenha total controle sobre a situação financeira. Só assim saberá se pode, ou não, comprar uma TV nova, ou sair para algum lugar com os amigos, por exemplo. Grande parte das pessoas nunca foi ensinada a se planejar, financeiramente, no entanto, há algumas orientações básicas que podem auxiliar, muito, a evitar que a “festa” de agora, não se torne o “pesadelo” de amanhã.
Não tome decisões, deliberadamente, não precisa montar festas, ou ir a locais caros, por exemplo. Faça algo em casa mesmo e reúna as pessoas que gosta. Não vale a pena comprometer o orçamento de meses pela satisfação de assistir a alguns jogos. É preciso ter pé no chão e agir com consciência.
A Copa é na Rússia, assim, se não planejou nada, a viagem está, totalmente, fora de cogitação, se planeje para 2022. A mesma ideia vale para a compra de algum eletrônico novo, se não se planejou, o caminho é se divertir e extravagâncias, só no próximo evento, com planejamento.

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.