Como sair do intermediário?

Muitos alunos, ao atingirem o nível intermediário de inglês, com o passar do tempo, sentem-se frustrados, pois sentem que não estão mais progredindo. É normal isso acontecer?
Para sair do conhecido “intermediate plateau” – como muitos denominam essa fase – não há fórmula mágica. Mas, há algumas dicas que ajudam bastante:
1) Keep walking. Continue estudando. Não dê grandes intervalos. Lembre-se que nosso cérebro descarta aquilo que não é usado. Logo, para não esquecer, tenha contato constante com a língua.

2) Saia da zona de conforto! Essa é realmente uma dica muito valiosa. Mas como poderemos fazer isso? Faça o que faz, mas de forma diferente! Se você treina sua leitura com livros, agora tente com material autêntico. Jornais e revistas online poderão despertar sua atenção e trazer palavras que você nunca antes tinha notado! Se você somente fala sobre o seu trabalho em inglês, tente descrever a função de pessoas próximas à você. Este exercício força a aquisição de novo vocabulário e expressões.
3) Escolha temas que goste de falar, escrever e ouvir. Você pode sugerir na sua turma, ou com seu professor particular, a discussão de tópicos que são relevantes e prazerosos. Fixamos melhor o vocabulário quando nossas emoções positivas estão envolvidas!
4) Parece óbvio, mas uma das dicas também é: Tenha Paciência. Num mundo tão veloz, temos que dar tempo ao tempo e saber que decorar não é aprender. O aprendizado não tem a velocidade do 4G, portanto, calma. Take it easy!

Gabriela Santos – professora de inglês
gabipsteacher@gmail.com