Carnaval sem dívidas

Após o aumento de gastos, típico de final e início de ano, a rotina vai voltando ao normal aos poucos, mas logo chega o Carnaval. Com a data chegam novas despesas, por isso é importante fazer um bom planejamento e evitar o descontrole financeiro. Enquanto uns querem viajar e descansar, outros preferem cair na folia e curtir as festas.
Caso esteja com dívidas acumuladas, talvez seja melhor não adquirir mais nenhuma agora. É preciso tomar cuidado e tentar ao máximo economizar. Se não for cauteloso, há grandes chances de o que era para ser um momento de descontração e alegria, se tornar um motivo de preocupação. Mas não desanime, faça algo mais simples este ano e já comece a se planejar agora mesmo para o próximo.
Esse planejamento faz parte do processo de educação financeira,

que ainda não é realidade para muitos brasileiros. Mas acredite, na vida o que deve ser priorizado são os sonhos, os objetivos individuais e coletivos, e para conquista-los é preciso praticar o consumo consciente e não se render aos gastos imediatistas e não programados.
Aos que se encontram em uma situação financeira equilibrada, o momento também é de cautela, até porque os equilibrados não possuem dívidas, nem reserva financeira, o que significa que qualquer passo maior que a perna pode os transformar em endividados, com risco de se tornarem inadimplentes.
Procure saber minuciosamente o seu orçamento e busque por opções de diversão que caibam em seu bolso, sem esquecer das demais contas mensais.
Por fim, tenha em mente que é possível economizar em tudo. Se for pular o Carnaval fantasiado, por exemplo, considere a mesma do ano passado ou pegar emprestado com um amigo. Se gostar de explorar sua criatividade e de colocar as mãos na massa, crie e produza a sua própria fantasia. Há muitas ideias bacanas na internet!

Reinaldo Domingos está à frente do canal Dinheiro à Vista. É Doutor em Educação Financeira, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin – www.abefin.org.br) e da DSOP Educação Financeira (www.dsop.com.br). Autor de diversos livros sobre o tema, como o best-seller Terapia Financeira.