Atividade Física Ajuda a diminuir a TPM em mulheres

mexa-se-setembro-2018

A TPM (Tensão Pré Menstrual) segundo o Ministério da Saúde atinge cerca de 70 % das mulheres, na idade reprodutiva e ocorre devido a variação hormonal, durante o ciclo menstrual. Os sintomas comuns são: dores de cabeça, irritabilidade, ansiedade, inchaço, dores nos seios, crise de choro, retenção de líquido, cólicas e desconforto abdominal começam, uma semana antes da menstruação e diminui, no início do fluxo menstrual.
Assim como a serotonina está relacionado ao humor, quando sua liberação no organismo é maior, a mulher está mais alegre e disposta e a diminuição na TPM causa a sensação de depressão, irritabilidade, mau humor e sensibilidade. A compulsão por doce nessa fase é comum, principalmente porque o açúcar libera endorfina, substância que causa sensação de prazer e bem-estar.
Uma forma de liberação de serotonina é a prática de atividade física que ajuda amenizar a TPM, pois melhora a circulação sanguínea, aumentando o transporte de oxigênio, diminuindo as cólicas, liberando a endorfina, hormônio do bem-estar, diminui a do hormônio cortisol, relacionado ao estresse. Antes da TPM os exercícios recomendados são aeróbicos como a corrida, caminhada, natação. Durante a TPM, yoga, alongamento.

Fernando Moura Pós-Graduado em Fisiologia do Exercício. Diretor Técnico da De Bem Com A Vida Assessoria Esportiva. fersmoura10@gmail.com