Aprenda a utilizar melhor os seus recursos

Vai cozinhar? Que tal aproveitar melhor os alimentos? O que acha de aprender novas receitas com melhor aproveitamento dos insumos, como caules e folhas dos legumes?
Da mesma forma, o que dizer das roupas? Engordou? Emagreça e volte a caber nas suas roupas. Que tal fazer um desafio de passar alguns meses sem comprar nenhum item novo para o guarda-roupas? O que acha de ficar um tempo utilizando somente o que você já tem no armário? Você vai se surpreender com o quanto a sua criatividade poderá multiplicar seus looks. Verifique o que pode ser customizado, reformado e mãos à obra!

Considerando o que você tem, verifique o que pode ser reutilizado. Lembre-se que atualmente é possível ter acesso a vários tutoriais na internet para aprender a fazer você mesmo, são os famosos “DIY”, ou “Do It Yourself”. Quem sabe você não encontra um hobby ou até uma forma de conseguir uma grana extra com estes novos trabalhos manuais?
Ok! Mas e o que dizer das finanças diretamente? Mudanças significativas podem vir de pequenas ações… Quer exemplos? Tem que pegar uma condução? Verifique a forma mais econômica, nem que tenha que descer algumas quadras antes e fazer um exercício até o seu destino. Já aproveita para expulsar o sedentarismo!
Em tempos de crise, precisamos repensar nosso consumo e nossos hábitos e encontrar novas maneiras de fazer mais com menos. Repense a sua rotina e identifique quais são as atitudes que podem ser modificadas a fim de poder utilizar melhor os seus recursos. As consequências podem ir muito além das finanças, alcançando sua saúde e estilo de vida mais sustentável.

Leticia Camargo é economista, planejadora financeira pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner). Email: leticia@leticiacamargo.com.br.